Fikções, opinadelas e cenas que tais: julho 2010

terça-feira, 27 de julho de 2010

Inception


Bem-vindo a um turbilhão magnifico de ideias que afunda o espectador numa viagem sem tréguas à tensão de um momento que perdura, que não se esgota até ao último milímetro de fita.

Imperdível. Sem pejo registo o conjunto no patamar de melhor filme de ficção dos últimos tempos e incluo-o num ápice ao restrito grupo dos melhores de sempre. Um clássico por direito próprio. Desde "The Dark Knight" que fiquei curioso em ver o próximo trabalho de Chris Nollan e não desiludiu, muito longe disso. Extraordinária visão, um portento de criatividade única. Perfeito? Não. Mas a perfeição raramente se quer e faz parte das melhores obras de arte. Complexo mas não complicado, no fim fica a discussão e o debate sobre a amalgama de ideias. Genial!



Escrito e realizado: Christopher Nollan
Com: DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page...

10!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Super Mario Galaxy 2

Caramba, ainda se fazem jogos assim. Perfeição! Já o 1º titulo tinha sido uma boa lufada de ar fresco de criatividade e puro "colanço", não se larga até acabar, pelos menos no meu caso foi o que aconteceu e, diga-se, é obra, já que a paciência com o passar dos aninhos caiu para níveis desesperantes.

Com a típica jogabilidade assegurada pela mítica casa do país do sol nascente é uma completa delicia para os sentidos. A Nintendo raramente perde tempo com 2ºs capítulos de um titulo para a mesma consola mas achando que ainda teria muito para dar eis que aposta na jogada dupla e consegue injectar ainda mais adictividade a este SMG2 (algo que à partida me parecia impossível), e ainda bem! É um daqueles jogos que vale a pena comprar uma Wii só para o jogar. Joga-se e joga-se, acaba e... afinal continua, e continua outra vez, nunca repetindo, sempre inovando, goza-se cada salto, cada movimento, valendo todo e qualquer cêntimo gasto no mesmo. Tem-se a nítida sensação que se revive a adictividade old school dos anos 80! E só por isso já vale a pena. E o 3 Nintendo? Não?!


Criadores: Nintendo
Plataforma: Nintendo Wii

A quem gosta (e a quem não gosta) do género: imperdível!

10!

Repo Men

Interessante argumento, bastante sólido, sobre um assunto incómodo e acutilante num futuro próximo. O filme é algo áspero quanto à realização mas não esbarrando no rude, um bocado prensado, limitado, apesar de tudo agradável de se ver.

As actuações são eficazes seguindo a linha argumentativa também ela suficiente, no entanto abusando em ideias e soluções já usadas em vários argumentos do género.

Twist final algo estranho, não me pareceu à altura do interessantíssimo argumento, o mesmo acontece com a produção no geral.


Realizador: Miguel Sapochnick
Argumento: Eric Garcia, Garrett Lerner
Com: Jude Law, Forest Whitaker, Lieb Schreiber...

7.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Clash of the Titans

Um grande franzir de sobrolho, tenho dificuldade em ir para além de um grande franzir de sobrolho. O filme limita-se a seguir um script simples e com um grande buraco de marasmo no desenvolvimento das ideias embebidas por defeito no argumento. O background prometia, logicamente, que o diga quem conhece a obra original de Alan Dean Foster, mas apenas se limitaram a fazer um refresh tecnológico, outro mais. Quase posso afirmar que mais valia não terem mexido no filme de 81, o resultado é quase o mesmo e em largos pedaços bastante mais interessante que este simples update. É também mais um exemplo flagrante e cada vez mais repetente de se ver alguns actores geniais perderem tempo com produtos comerciais desta envergadura.

O filme vê-se, não é "mau", os efeitos e planos de acção são minimamente competentes, alguns visuais deslumbrantes até, há várias sequências em que não se adormece, mas é estéril q.b. em demasiados aspectos, desconcertante em vários pontos, acima de tudo não me parece valer os euros gastos num bilhete de cinema. É pena, Perseus e companhia mereciam mais, muito mais, outro clássico da literatura que é plastificado.


Realizador: Louis Leterrier
Com: Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Pete Postlethwaite...

6.5

domingo, 11 de julho de 2010

Daybreakers

Perspectiva interessante sobre um assunto de momento bastante em voga mas que sinceramente na minha opinião começa a saturar, no entanto vem introduzir alguns elementos novos ao género e o argumento é sólido q.b. Actuações competentes outras apenas suportáveis, produção a roçar o low budget, sofrível mas a tempos e de alguma forma agradável de se ver. Algum gore a apimentar o conjunto e a dar alguma alguma "cor", algumas cenas não aconselháveis ao mais sensível.

O twist final é bem vindo, acima da média.



Escrito e realizado por Peter e Michael Spierig

7

Astro Boy

Refreshment engraçado sobre o clássico animado japonês, lembro que Astro Boy foi a obra que arrancou e impulsionou com toda a scene Anime em terras do sol nascente, bem lá para trás nos anos 60. O filme não é nada do outro mundo mas no seu global consegue ser, no mínimo, uma distinção à altura.



Realizador: David Bowers
Comics: Osamu Tezuka

7.5

Solomon Kane

Filme de bolso, algumas pinceladas agradáveis mas nada mais que isso. Vê-se, mastiga-se, no entanto tem-se a nitida sensação que no fim será facilmente esquecido.

O filme, nome, background, seu incontornável e mítico criador Robert E. Howard (pai de ícones como Conan e um dos primeiros a abordar o género Sword and Sorcery comparando-se talvez e somente a Tolkien) mereciam sem dúvida outra produção.


Realização e argumento: Michael J. Bassett
Criador da personagem, história: Robert A. Howard

6.